O que aprendemos durante a caminhada cristã é que o deserto é lugar de passagem. Também sabemos que o deserto é um período pelo qual todos que buscam a Deus irão passar. O próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, foi levado ao deserto pelo Espírito Santo!
O deserto pode representar o SILÊNCIO de Deus ou muitas vezes, quando Deus não supre nossas necessidades ou vontades. Porque durante o tempo no deserto somos supridos somente com o necessário e não de acordo com nossos desejos.
“Se, porém, vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo! Jó 23:8,9
Se você não estiver ouvindo a voz de Deus ou sentindo a Sua presença, não significa que Ele não esteja aí com você. Deserto não quer dizer que Deus nos abandonou! Ao contrário, Ele está te guiando, te condunzindo para a vitória!
O objetivo dessa passagem por esse “deserto” é nos fortalecer e revelar o nosso interior. Assim como as lutas, adversidades ou as “tempestades da vida” revelam o nosso caráter, o deserto também coloca à prova o nosso coração.
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. Deuteronômio 8:2
O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são. Provérbios 17:3
O tempo no deserto não é perda tempo, mas, sim, ser moldado no tempo certo. Quando Deus está em silêncio é porque Ele está trabalhando! É no deserto que o caminho está sendo aberto. Por isso não esmoreça seu coração!
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. — Oséias 6:3
No deserto somos treinados para ouvirmos a voz do Espírito Santo, porque nossas ações devem ser dirigidas por Ele.
Uma voz clama: “No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus. Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas. A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”. Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: O que clamarei? “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo. A relva murcha e cai a sua flor, quando o vento do Senhor sopra sobre eles; o povo não passa de relva. A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”. — Isaías 40:3-8
Somente no caminho do Senhor que chegaremos a nossas promessas e poderemos viver tudo Aquilo que o Senhor preparou para cada um de nós! Por isso, não despreze o seu tempo no “deserto”, porque ele tem um fim!

