Do que adianta ganhar o Mundo inteiro e perder a sua Alma?

Em Mateus 16.26, Jesus pergunta: “De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma?” E, o que Jesus quis dizer?

Podemos entender que “ganhar o mundo inteiro” significa darmos mais valor para as “coisas” desse mundo que são passageiras, como dinheiro, poder, fama, prazeres…tudo aquilo que apenas irá satisfazer o nosso ego. A Bíblia no diz em Jeremias 17:09 que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto”, ou seja, o nosso coração tende a satisfazer o nosso “ego”. E, o nosso ego é egoísta.

Ademais, sabemos que as nossas vontades e desejos nem sempre estão alinhadas com os planos de Deus. Já vimos que o nosso coração não é confiável, porque se inclina a apenas satisfazer a nossa “carne” ou aos nossos desejos. Por isso precisamos de transformação, e a transformação vem quando deixamos o Espírito Santo nos guiar. Ao “alimentarmos” mais o nosso espírito através de jejum e orações, enfraquecemos a nossa “carne” (vontades, emocões e desejos) e nos tornamos mais espirituais. Não se esqueça que o nosso coração revela a limitação da natureza humana pós-queda, pois viemos do pecado.

Então, sem o discernimento e sabedoria que vem de Deus, o nosso coração nos levará para as coisas do mundo que são passageiras. É notório que todos nós vivemos em uma sociedade que nos valoriza pelo aquilo que nós temos e não pelo o que somos. Vivemos em uma sociedade movida pela ambição. A ambição por si só não é um problema, pois ela nos leva a alcançarmos os nossos objetivos. O problema está quando uma ambição vira cobiça.

Jesus disse na parábola do homem rico que a pessoa não é aquilo que possuí.

Um pessoa que perde a sua alma passa somente a pensar em “ter” tornando-se uma pessoa egoísta. Nesse estágio a pessoa já não tem mais compaixão pelos outros e nem misericórdia. Além do mais toda essa realidade material passará! E o que nos restará? A nossa alma é imortal e viverá para sempre.

Jesus, na Bíblia, nos ensina a prática da caridade, como vemos em Atos 20:35: “Há maior felicidade em dar do que em receber”. Então, uma pessoa que só pensa em adquirir “coisas” para si mesma está na contramão dos ensinamentos de Jesus. Ao tirarmos um tempo para se dedicarmos ao próximo, seja ofertando recursos, uma palavra ou mesmo o nosso precioso tempo também está expressando gratidão a Deus pelas bençãos recebidas. Onde existe gratidão também há generosidade.

A Bíblia também diz que o generoso prosperará e quem dá alívio aos outros alívio também receberá, como vemos em Provérbios: “Há quem dê generosamente e vê aumentar as suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros alívio também receberá. O povo amaldiçoa aquele que retém o trigo, mas a bênção coroa aquele que se dispõe a vendê‑lo.Provérbios 11:24-26

Assim, renuncie os prazeres desse mundo e viva a alegria que vem de Deus que nos fortalece! A paz que vem Dele que excede todo o entedimento!

Jesus nos convida a renunciarmos nosssas vontades, desejos e ambições egoístas que satisfazem apenas o nosso ego e nos afasta de Deus. A generosidade genuína atrai prosperidade.

 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Mateus 16:24-28

Que possamos alinharmos os nossos sonhos e projetos com a vontade de Deus e renunciarmos a vontade da nossa carne, porque só assim iremos saciar a nossa alma e viveremos a plenitude. Pois nenhum prazer desse mundo irá nos preencher, apenas Ele! Jesus nos basta!

Que Deus te Abençõe!

Autor: Tatiana Martins

Sou cristã, advogada e apaixonada por cosméticos, tricologia, terapia capilar, livros e viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress