Como acessar as promessas de Deus?

Como acessar a promessa?

Todos nós que conhecemos o Senhor e a Sua palavra sabemos que Deus é fiel para cumprir o que prometeu. Mas como acessar as promessas de Deus em nossas vidas? Essa fase em que as promessas de Deus parecem tão distantes e inatingíveis é a fase em que o Senhor nos prepara e nos fortalece. Porque só vive a promessa quem está pronto!

Na palavra de Deus, em Deuteronômio 34, o Senhor mostra a Terra Prometida para Moisés. Porém Moisés não chega à Terra Prometida, ou seja, ele não acessou a promessa.

“Então, subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cimo de Pisga, que está defronte de Jericó; e o SENHOR lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã; e todo o Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá até ao mar ocidental; e o Neguebe e a campina do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar. Disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá” (Deuteronômio 34:1-4).

E por que o Senhor não permitiu que Moisés chegasse a Terra Prometida? Têm muitos cristãos que não enxergam o que Deus tem para eles. Vemos que Deus permitiu que Moisés visse a terra prometida, mas ele morreu em seguida. E, assim como Moisés, muitos vêem a terra, mas não entram nela. Muitos enxergam a promessa, mas não vivem essa promessa.

Moisés, conforme a Bíblia nos ensina, não entrou na Terra Prometida por causa de um ato de desobediência a Deus como vemos, quando Moisés fere a rocha duas vezes, ao invés de seguir a instruções do Senhor. Essa atitude foi considerada falta de confiança e desobediência perante o povo que Moisés guiava.

Assim, podemos entender que entre a visão de uma promessa e seu cumprimento o Senhor exige de nós alguns sacrifícios como obediência e posicionamento. Mas as circuntâncias ao nosso redor irão nos testar, por isso não devemos tirar os olhos do Senhor.

Na caminhada no deserto, faltou água para o povo e Moisés foi instruído pelo Senhor a bater na rocha para que produzisse água, incialmente, e saiu água da rocha. Porém, em outro incicente, faltando a água novamente, o povo ficou muito aborrecido o que fez com que Moisés desobedecesse o Senhor, pois o Senhor instruiu para que Moisés FALASSE com a rocha para produzir água e Moisés de forma imprudente bateu na rocha 2x.

Moisés e Aarão afastaram-se e foram até à entrada da tenda do encontro, onde se inclinaram até ao chão. A glória do Senhor apareceu-lhes, e disse a Moisés: “Vai buscar a vara. Convoquem os dois o povo e à vista deles falem à rocha que ali está e digam-lhe para deixar jorrar água. Eles beberão água dessa rocha que será suficiente para os saciar a eles e ao gado!”

Moisés obedeceu. Foi buscar a vara ao lugar, onde estava guardada na presença do Senhor. Depois convocaram o povo e juntaram-no perto da rocha, dizendo: “Ouçam, vocês, rebeldes! Iremos tirar água desta rocha?”

 Moisés levantou depois a vara e bateu duas vezes na rocha, tendo a água imediatamente jorrado. O povo e o gado puderam beber à vontade.

Mas o Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Visto que não creram em mim e não me santificaram aos olhos do povo de Israel, não serão vocês a introduzi-los na terra que lhes prometi!” Números 20-10,18

Contextualizando essa passagem para nossas vidas, que diz sobre a vida no deserto e o alcance da promessa, podemos notar a importância de, primeiramente, ter muita FÉ, pois para enxergar aquilo que não existe é necessário de FÉ. Como diz na palavra de Deus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11:1

A fé é a chave da nossa vitória que vence o mundo. Sem fé e impossível agradar a Deus, como diz em Sua palavra. Sempre entre a promessa e o seu cumprimento haverá uma deserto que muitas vezes pode ser “barulhento”. Moisés se aborreceu com as reclamações do povo e falhou. E, muitas vezes, podemos dar mais atenção para as circunstâncias ao nosso redor e falharmos. Porque nos perdemos, quando tiramos nossos olhos do Senhor.

Deus levou o povo do Egito para a Terra Prometida passando por um DESERTO, para provar o que havia no coração daquele povo. Então, podemos entender que o Senhor sempre irá nos provar. E, esse deserto pode ser barulhento, cheio de murmuradores e incrédulos. Por isso não desvie os olhos do Senhor, porque Ele, sim, é fiel e justo para te dar muito mais o que você pediu ou imaginou.

 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam.”  1 Coríntios 2:9

Que essa palavra possa fortalecer o seu coração!

Que Deus te abençoe!

Autor: Tatiana Martins

Sou advogada, cristã e apaixonada por cosméticos, terapia capilar, livros e viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress