A Mulher Samaritana da Bíblia

Olá, sejam bem vindas a mais um devocional! A passagem da mulher Samaritana que encontramos no Evangelho de João 4:4-42, nos traz poderosos e profundos ensinamentos sobre o encontro com Jesus. A mulher Samaritana foi uma mulher que teve 05 maridos e sofreu rejeições pela sociedade em que vivia, por causa da sua vida instável.

No livro de João 4:3-34 vemos o encontro dessa mulher com Jesus:

Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. 4 Era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. 8 (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) 10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva”. 11 Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” 13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. 15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

Nesta passagem nós notamos que Jesus quebrou diversos paradigamas impostos por aquela sociedade. Primeiramente não era certo uma mulher conversar com um homeme desconhecido e muito menos sendo uma mulher da Samaria, porque existia uma rivalidade muito grande entre os judeus e os samaritanos. Esses já foram dois paradigmas que Jesus quebrou demonstrando o Seu imenso amor com as pessoas.

A Bíblia diz que era necessário passar por Samaria durante a viagem que Jesus fazia com seus discíulos, mas o povo judeu e os samaritanos eram inimigos e poderiam ser apedrejados. Os discípulos de Jesus não queriam passar por Samaria. No entanto Jesus não teve medo, porque essa mulher estava nos planos de Deus! E, Jesus, escolhe um lugar e uma pessoa, porque Jesus vem ao nosso encontro. Lendo mais o texto notamos que Jesus sabia tudo a respeito dessa mulher samaritana:

16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”.17″Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. 19Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.21Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Essa mulher era conhecida, era rotulada, como aquela mulher que teve vários homens. Vemos que era uma mulher que teve 05 relacionamentos e o homem com quem vivia nem era seu marido. Essa mulher era uma mulher sem identidade, sendo rotulada pela sociedade em que vivia. E, muitas vezes, também somos marcadas, rotuladas, por um capítulo infeliz de nossas vidas. A verdade é que existem situações e conflitos que só Jesus pode mudar e fazer a transformação. Jesus é o único que pode chegar na nossa “samaria” que são os lugares de escassez, de dor, de vergonha e angústia. Chega um hora que temos que romper esses ciclos que nos aprisionam através do poder de Deus.

A Bíblia conta que esse encontro da mulher samaritana com Jesus se deu por volta do meio-dia. Esse horário era um horário que provavelmente as mulheres daquela região não costumavam ir até o poço, por causa do calor escaldante ou mesmo por estarem ocupadas com seus afazeres domésticos como em preparar o almoço para a família. A mulher samaritana escolhia esse horário justamente para evitar as pessoas, e assim não seria vista. Mas ninguém consegue se esconder de Jesus! Jesus a encontrou e a conhecia também!

Olhando a vida dessa mulher podemos notar que ela estava buscando em relacionamento com homens o que só Jesus podia dar para ela. Porque o nosso primeiro relacionamento tem que ser com Deus! Temos nos relacionar com nosso Pai para conhecermos a nossar verdadeira IDENTIDADE em Deus. Conhecendo a nossa identidade em Deus vamos saber quais são as nossas necessidades e a vontade de Deus para nossa vida. Nenhum relacionamento com homens irá nos suprir ou ser suficiente, quando não nos relacionamos primeiro com Deus. Enquanto não preenchemos o vazio da nossa alma com Jesus, iremos preencher com pessoas, vícios, consumos e nada será suficiente. Temos que entender que Jesus nos basta!

Essa mulher ia buscar água todos os dias e não saciava a sua sede na alma. E, Jesus pediu tudo aquilo que ela tinha para lhe dar o que era SUFICIENTE, porque quando entregamos tudo o que temos para Deus, Ele nos entrega o suficiente para nos saciar.

Então, que possamos entregar as nossas dores, nossas mazelas, frustrações e decepções a Jesus, pois só Ele pode mudar a rota da nossa vida!

Jesus nos basta!

A mulher samaritana

Autor: Tatiana Martins

Sou advogada, cristã e apaixonada por cosméticos, terapia capilar, livros e viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress